ShimejiBranco

Muitas vezes confundidos e preparados como vegetais, os cogumelos são fungos, organismos vivos, capazes de se reproduzir, que não têm raízes, folhas ou sementes. Crescem de forma selvagem em muitas regiões, mas também podem ser cultivados.


São conhecidos desde a antiguidade, quando o homem já os utilizava como um alimento de elevado valor nutritivo e terapêutico. Ainda hoje, são visados não apenas por essas características, mas também pelo seu valor gastronômico, destacando-se o Shimeji.


O shimeji é um pequeno cogumelo que geralmente brota em cachos, tem sabor levemente adocicado e o aroma de anis. É muito apreciado na gastronomia mundial.


É hoje, um dos mais difundido em todo o mundo. Possui duas variações popularmente conhecidas: o shimeji preto e shimeji branco. Muito consumido na Ásia, principalmente na China, é um velho conhecido dos pratos japoneses. No Brasil, o consumo vem crescendo por possuir níveis nutricionais elevados e baixo índice de calorias, o que o torna ideal para dietas. Suas propriedades medicinais abrangem a capacidade de modular o sistema imunológico, possuir atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminuir a pressão arterial e o colesterol sanguíneo, e possui ação antitumoral, anti-inflamatória e antimicrobiana.


Seu sistema de produção é bastante distinto. O cultivo está diretamente ligado à reciclagem econômica de materiais, pois o substrato onde cresce pode ser composto por palhas, bagaço de cana e resíduos do trigo, do arroz, do milho, do algodão, de serrarias e muitos outros. Visa tanto ao cultivo axênico (substrato esterilizado e inoculado em condições assépticas), como ao cultivo em substrato natural (compostado, pasteurizado e inoculado).


Os cogumelos frescos, após embalados, podem ser conservados durante dez a quinze dias sob refrigeração. Também podem ser comercializados de outras formas, tais como: desidratado, defumado, em pratos feitos e conservas.

Benefícios do Shimeji

1. Rico em vitamina B12

Essencial para vegetarianos e veganos, que costumam sentir essa deficiência. Além disso, tem importante papel na produção de melatonina, e ajuda a melhorar a memória e concentração.

2. Previne a osteoporose

3. Impulsiona o sistema imunológico

Combate a diabates, asma e alergias.

4. Combate o câncer

Estudos científicos na Universidade de Osaka, Japão, elegeram o shimeji como um alimento fundamental na ação de prevenção e cura contra o câncer.

5. Tão rico quanto carne vermelha

É uma ótima fonte de vitaminas, fibras, minerais e uma grande quantidade de proteína.

6. Melhora o aspecto da pele

O shimeji é rico em lisina, que desempenha um papel importante na formação de colágeno, deixando a pele mais firme e lisa.

7. Emagrece

É um ótimo alimento para quem está fazendo dieta, pois cada 100 gramas de shimeji contém apenas 35 calorias. Além disso, o sabor do shimeji aciona uma área específica do nosso sistema nervoso, que manda uma mensagem de saciedade ao cérebro.

Shimeji Saudável e Gostoso